EBD - Diferença entre Rede e Mídia Social


Diferença entre Rede e Mídia Social


A Mídia Social: É o ambiente onde varias pessoas apenas postam informações mas não criam círculos de amizades. 

Exemplo: Wikipedia, Blogger, Pinterest, etc

A Rede Social: É o ambiente onde varias pessoas trocam informações entre si e criam redes de amizades.
Exemplo: Instagran, Facebook, WhatsApp, etc

A Rede Social também é uma Mídia Social. Pois depende dela para existir.
Mas a Mídia Social não é necessariamente uma Rede Social. Pois existe por si só.

A diferença aparece, no momento em que atentamos para o fato de que em “Mídia Social”, as pessoas se comunicam, individualmente, mas não entre si, pois não geram uma “rede” de relacionamento. Apenas postam informações e mais nada. As pessoas postam fotos, suas, ou de qualquer outra coisa, mas não se comunicam entre si, não formam grupos, sendo apenas um espaço para que elas exponham o que querem mostrar ao mundo.


Essas ferramentas sociais trazem vários desafios para aqueles cristãos que as utilizam. O desafio maior é manter estas posturas:
1) Domínio próprio, para não desperdiçar tempo demais com as mídias sociais;
2) Uma mente pura, para não se deleitar e nem compartilhar notícias, vídeos, postagens, e fotos que promovem a impureza;
3) Sensatez, para não dar crédito a tudo que lê e vê – há muita desinformação e notícias falsas propositadamente plantados nestas redes de relacionamentos;
4) Sobriedade, para não desnudar sua vida e de sua família em público, trazendo online para dentro de sua casa e de sua intimidade pessoas que você não conhece;
5) Paciência para lidar com comentários, opiniões e criticas de pessoas que não têm educação, bom senso, mancômetro ou qualquer condição de manter um diálogo ou participar de um debate de forma inteligente e cortês.
6) Sabedoria, para não se precipitar em responder e reagir à provocações. Não há fim pacífico para brigas compradas com insensatos e contenciosos.
7) Humildade para entender que apesar do livre acesso à internet permitir que todos escrevam textos e comentem o que quiserem, que isto não faz de você um teólogo, um bom escritor ou um sábio em seus pronunciamentos.

Entre Outros...
Pensando nisso criei 10 mandamentos para o cristão saber usar de forma sábia essa poderosa ferramenta. Confira Abaixo:

Os dez mandamentos da Ética Cristã nas Redes Sociais

1. Não substituirás o mundo real pelo virtual. Terás domínio próprio para não desperdiçar tempo de mais com as mídias sociais.
(Gálatas 5.22)

2. Serás sensato para não dar credito a tudo que vê e lê. (I João 4:1)

3. Não permitirás que tua identidade seja determinada pelo que dizem a teu respeito. Nem manipularás as pessoas para que pensem de ti mais do que convém. (II Coríntios 12.5)

4. Não serás descuidado a respeito das fronteiras da tua intimidade, compartilhando com estranhos o que não convém. (Isaías 39:1-8)
5. Não te tornarás o assunto das tuas mídias. Não falarás apenas de ti mesmo, mas falarás do teu Criador. (II Timóteo 3.16-17)

6. Não protagonizarás barracos no mundo virtual. Não agredirás pessoas com fofocas, calúnias e difamações. E fugirás das vans discussões. (II Timóteo 2.14)

7. Não plagiarás. Respeitarás os direitos autorais. (Jeremias 22.13)

8. Não farás uso de palavras torpes, mas usarás linguagem irrepreensível para que não tenham o que dizer contra ti. (Tito 2.8)

9. Não participarás de grupos de escarnecedores que caçoam das coisas sagradas, não curtirás piadas que difamem o evangelho, nem se deleitará em compartilhar o que promove a impureza.
(Salmos 1.1)

10. Não venderás a alma para ganhar seguidores. (1 Coríntios 6:12)

Esse foi uma parte do Material que preparei para Escola Bíblica Dominical, Classe dos Adultos, 2º Trimestre de 2018, Lição 13 – Ética Cristã e Redes Sociais.
Dei essa aula no dia 20/05/18 e foi super bacana.

Para deixar a aula mais dinâmica eu fiz um cartaz escrito de um lado Mídia Social e do outro lado Rede Social e perguntei para meus alunos o que eles entendiam por rede e mídia. Eles foram falando e conforme iam acertando eu escrevia as definições corretas no cartaz. Depois que todos deram suas opiniões eu defini os conceitos de Rede e Mídia Social explicando suas diferenças.
"Gosto muito de fazer isso em todas minhas aulas, explicar bem, o conceito do que estamos falando"
Em seguida fiz uma pequena dinâmica com eles também, imprimi desenhos de redes e mídias entreguei uma pra cada aluno e um a um fui perguntando que figura haviam pegado e perguntava se era uma rede ou uma mídia. E conforme iam falando colávamos no cartaz os desenhos.
Vou deixar um desenho abaixo para vocês usarem também! 
Depois de esclarecer os termos eu expus outro cartar que levei pronto, escrito: BENÇÃO OU MALDIÇÃO.

E pedi pra cada aluno me dar um exemplo de bênção das mídias e um exemplo de Maldição, conformem iam me falando eu ia escrevendo, ficou mais ou menos assim:


Esse quadrinho é só um exemplo nos fizemos uma cartolina e ela ficou bem cheia.
Eu também levei uma lista pronta e o que ninguém falou eu fui anotando.

Depois concluímos a Lição, e esclarecemos que o poder de transformar essas ferramentas em benção ou maldição depende de nos.

Espero que tenha serventia pra vocês uma parte do material que utilizei. 

Deus Abençoe Ricamente a Vida de Vocês!


Big Beijos
Da Professora
Apaixonada



Nenhum comentário:

Postar um comentário