Sei que ando meio sumida, eu confesso, mas não vou negar a vida esta meio corrida! Mas enfim estou super feliz em saber que a revista da Escola Bíblica Dominical do 3º Trimestre de 2018 sobre Levíticos.
O titulo é Adoração, Santidade e Serviço e o
Subtitulo é Os Princípios de Deus para sua igreja em Levítico.
Como estou estudando este livro pra mim sera ainda melhor! Sem mais delongas, Valos lá? Hoje falaremos acerca das regulamentações acerca dos animais.
Animais que vivem na terra que se pode comer:
Qualquer animal que tem casco fendido e dividido em duas unhas, e que rumina.
O coelho, embora rumine, não tem casco fendido; é impuro para vocês.
A lebre, embora rumine, não tem casco fendido; considerem-na impura.
E o porco, embora tenha casco fendido e dividido em duas unhas, não rumina; considerem-no impuro.
Animais que vivem nas águas que se pode comer:
Qualquer animal que possui barbatanas e escamas.
Animais que voam que se pode comer:
As aves que vocês considerarão impuras, das quais não poderão comer são:
A águia, o urubu, a águia-marinha,o milhafre, o falcão,qualquer espécie de corvo,a coruja-de-chifre, a coruja-de-orelha-pequena, a coruja-orelhuda, qualquer espécie de gavião, o mocho, a coruja-pescadora e o corujão, a coruja-branca, a coruja-do-deserto, o abutre, a cegonha, qualquer tipo de garça, a poupa e o morcego.
Animais pequenos que enxameiam que se pode comer:
Vocês poderão comer aquelas que têm pernas articuladas para saltar no chão, vocês poderão comer os diversos tipos de gafanhotos.
Os que têm asas, mas que se movem pelo chão é proibido para vocês.
Por meio deles vocês ficarão impuros:
Por meio deles vocês ficarão impuros:
· Todo aquele que tocar em seus cadáveres estará impuro até à tarde.
· Todo o que carregar o cadáver de algum deles lavará as suas roupas e estará impuro até à tarde.
· Todos os animais de quatro pés, que andam sobre a planta dos pés são impuros para vocês; todo o que tocar os seus cadáveres ficará impuro até à tarde.
Dos animais que se movem rente ao chão, estes vocês considerarão impuros:
A doninha, o rato, qualquer espécie de lagarto grande, a lagartixa, o lagarto-pintado, o lagarto, o lagarto da areia e o camaleão.
Vocês não poderão comer animal algum que se move rente ao chão, quer se arraste sobre o ventre quer ande de quatro ou com o auxílio de muitos pés; eles lhes são proibidos.
Quem neles tocar depois de mortos estará impuro até à tarde.
Quem neles tocar depois de mortos estará impuro até à tarde.
E tudo sobre o que um deles cair depois de morto, qualquer que seja o seu uso, ficará impuro, seja objeto feito de madeira, de pano, de couro ou de pano de saco. Deverá ser posto em água e estará impuro até à tarde, e então ficará puro.
Se um deles cair dentro de uma vasilha de barro, tudo o que nela houver ficará impuro, e vocês quebrarão a vasilha.
Qualquer alimento sobre o qual cair essa água, ficará impuro, e qualquer bebida que estiver dentro da vasilha, ficarão impuros.
Tudo aquilo sobre o que o cadáver de um desses animais cair ficará impuro; se for um forno ou um fogão de barro vocês o quebrarão.
Mas, se cair numa fonte ou numa cisterna onde se recolhe água, ela permanece pura; mas quem tocar no cadáver ficará impuro.
Se um cadáver cair sobre alguma semente a ser plantada, ela permanece pura
mas se foi derramada água sobre a semente, vocês a considerarão impura.
Quando morrer um animal que vocês têm permissão para comer, quem tocar no seu cadáver ficará impuro até à tarde.
Quem comer da carne do animal morto terá que lavar as suas roupas e ficará impuro até à tarde. Quem carregar o cadáver do animal terá que lavar as suas roupas, e ficará impuro até à tarde.
Não se contaminem com qualquer desses animais. Não se tornem impuros com eles nem deixem que eles os tornem impuros. Pois eu sou o Senhor Deus de vocês; consagrem-se e sejam santos, porque eu sou santo.
Qualquer alimento sobre o qual cair essa água, ficará impuro, e qualquer bebida que estiver dentro da vasilha, ficarão impuros.
Tudo aquilo sobre o que o cadáver de um desses animais cair ficará impuro; se for um forno ou um fogão de barro vocês o quebrarão.
Mas, se cair numa fonte ou numa cisterna onde se recolhe água, ela permanece pura; mas quem tocar no cadáver ficará impuro.
Se um cadáver cair sobre alguma semente a ser plantada, ela permanece pura
mas se foi derramada água sobre a semente, vocês a considerarão impura.
Quando morrer um animal que vocês têm permissão para comer, quem tocar no seu cadáver ficará impuro até à tarde.
Quem comer da carne do animal morto terá que lavar as suas roupas e ficará impuro até à tarde. Quem carregar o cadáver do animal terá que lavar as suas roupas, e ficará impuro até à tarde.
Não se contaminem com qualquer desses animais. Não se tornem impuros com eles nem deixem que eles os tornem impuros. Pois eu sou o Senhor Deus de vocês; consagrem-se e sejam santos, porque eu sou santo.
Eu sou o Senhor que os tirou da terra do Egito para ser o seu Deus; por isso, sejam santos, porque eu sou santo.
Observações e Notas:
Os israelitas tinham de ser um povo santo, porque estavam em concerto com o
Senhor. Esse concerto requeria que todas as áreas desse povo santo tinham de
estar em conformidade com as exigências de Deus.
Estas exigências, até onde diziam respeito à adoração, estavam explicadas minuciosamente em Levítico 1 a 7 (Veja >>> AQUI).
O estabelecimento do sacerdócio e o começo do ministério foram descritos na segunda seção 8—10 (Veja >>> AQUI).
Os sacerdotes tinham de ensinar a diferença entre o santo e o profano, o limpo e o imundo 10.10 (Veja >>> AQUI).
Observações e Notas:
Os israelitas tinham de ser um povo santo, porque estavam em concerto com o
Senhor. Esse concerto requeria que todas as áreas desse povo santo tinham de
estar em conformidade com as exigências de Deus.
Estas exigências, até onde diziam respeito à adoração, estavam explicadas minuciosamente em Levítico 1 a 7 (Veja >>> AQUI).
O estabelecimento do sacerdócio e o começo do ministério foram descritos na segunda seção 8—10 (Veja >>> AQUI).
Os sacerdotes tinham de ensinar a diferença entre o santo e o profano, o limpo e o imundo 10.10 (Veja >>> AQUI).
Esta terceira seção do livro revela o que o concerto significava nos assuntos pertinentes à vida cotidiana (caps. 11—15). Esta revelação está em termos, do que é limpo e do que não é. Trata de questões relacionadas a dieta, o contato com carcaças de animais e a impureza cerimonial de pessoas, roupas, mobília e casas. O propósito de todos este tópicos é declarado com todas as letras: para que Israel não se contaminasse (11.44).
As palavras-chave desta seção são limpo, imundo, abominação, contaminar, santificar e santo. Um rápido olhar pelo capítulo 11 para contar as ocorrências destas palavras
ressalta o propósito desta subdivisão: fazer a diferença entre o limpo e o imundo. Nos
capítulos 11 a 15, só a palavra “imundo” e variantes ocorrem 100 vezes.
As palavras-chave desta seção são limpo, imundo, abominação, contaminar, santificar e santo. Um rápido olhar pelo capítulo 11 para contar as ocorrências destas palavras
ressalta o propósito desta subdivisão: fazer a diferença entre o limpo e o imundo. Nos
capítulos 11 a 15, só a palavra “imundo” e variantes ocorrem 100 vezes.
A diferenciação feita nestes capítulos soa estranha ao homem moderno que pouco lê
e sabe do mundo antigo. Talvez o ponto mais importante não seja as especificações do
que é limpo e imundo, mas a motivação subjacente que exigia a delineação de tais limites. A verdade aqui é que Deus se preocupa com a vida total do seu povo, que nada está fora do interesse divino.
e sabe do mundo antigo. Talvez o ponto mais importante não seja as especificações do
que é limpo e imundo, mas a motivação subjacente que exigia a delineação de tais limites. A verdade aqui é que Deus se preocupa com a vida total do seu povo, que nada está fora do interesse divino.
O texto de Gênesis 7.2 registra nitidamente que este costume de diferenciar o limpo
e o imundo é muito mais antigo que Moisés. O estudo dos outros povos antigos revela um sistema semelhante. O provérbio: “A mesma coisa feita por duas pessoas não é a mesma coisa”, tem sua aplicabilidade aqui. Eichrodt mostra que estas restrições, tão incomuns a nós, podem ter tido significação mais religiosa e, no final das contas, mais moral do que se pensa à primeira vista. Sua sugestão é que, por estas leis, tudo que tinha a ver com deuses estrangeiros ou seu culto era condenado como imundo.
Animais, como o porco, figuravam nos ritos sacrificatórios cananeus. Ratos, serpentes e lebres foram proibidos, porque os povos antigos os consideravam possuidores de poder mágico especial. Os povos antigos também reputavam que os processos da vida sexual e as práticas relacionadas aos mortos tinham significação mágica e espiritual. A identificação de deuses e deusas cananeus com a geração e o nascimento e dos deuses egípcios com o culto aos mortos ajudam a explicar as exigências legais nas coisas relativas a estas funções. Beber sangue como parte da adoração de certos animais, ou meio de induzir profecia extática, ou parte de rito orgíaco em contextos idólatras pode ter ligações com as leis pertinentes a sangue.
Doenças que forçavam a separação das pessoas do grupo social e, por conseguinte, extirpavam os israelitas da comunidade do Senhor, eram vistas como doenças contagiosas. Isto levou Eichrodt a concluir que esta pureza ritual seria nada mais que símbolo, uma expressão externa, da inteireza espiritual ou perfeição moral. Lógico que podemos dizer que a igreja de hoje não demonstra capacidade suficiente para discriminar entre o santo e o profano e entregar-se com determinação ao primeiro.
Bibliografia:
Comentário Bíblico Beacon Volume 1
http://astontasvaoaoceu.blogspot.com/2016/06/licao-58-levitico-8-11-velho-testamento.html
Comentário Bíblico Beacon Volume 1
http://astontasvaoaoceu.blogspot.com/2016/06/licao-58-levitico-8-11-velho-testamento.html
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