Estudando a Bíblia # Levítico 10

Olá
Queridos amigos

Como é bom compartilhar a palavra de Deus com vocês, eu aprendo ainda mais e isso me ajuda a crescer na palavra. E nada melhor do que a riqueza histórica e teológica do Velho testamento.
Essa leitura compartilhada começou em Levítico e tenho como objetivo compartilhar o máximo de capítulos Bíblicos que eu puder!  
Hoje falaremos sobre o pecado e morte dos sacerdotes Nadabe e Abiú,  porque seu pai e irmãos foram proibidos de lamentar e demonstrar o luto. Veremos porque Deus proibiu o consumo de bebidas fortes pelos sacerdotes e por fim veremos que o serviço de Deus não pode parar por motivos pessoais.



Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu incensário, nos quais acenderam fogo, acrescentaram incenso, e trouxeram fogo profano A perante o Senhor, sem que tivessem sido autorizados.
Então saiu fogo da presença do Senhor e os consumiu. Morreram perante o Senhor.
Moisés então disse a Arão:
-"Foi isto que o Senhor disse: ‘Aos que de mim se aproximam santo me mostrarei; à vista de todo o povo glorificado serei’ ".
Arão, porém, ficou em silêncio. Então Moisés chamou Misael e Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e lhes disse:
-"Venham cá; tirem os seus primos da frente do santuário e levem-nos para fora do acampamento".

Eles foram e os puxaram pelas túnicas, para fora do acampamento, conforme Moisés tinha ordenado.  Então Moisés disse a Arão e a seus filhos Eleazar e Itamar:
-"Não andem descabelados, nem rasguem as roupas em sinal de luto, senão vocês morrerão e a ira do Senhor cairá sobre toda a comunidade. Mas os seus parentes, e toda a nação de Israel, poderão chorar por aqueles que o Senhor destruiu pelo fogo.” B

Não saiam da entrada da Tenda do Encontro, senão vocês morrerão, porquanto o óleo da unção do Senhor está sobre vocês". E eles fizeram conforme Moisés tinha ordenado.
Depois o Senhor disse a Arão:

1.       "Você e seus filhos não devem beber vinho nem outra bebida fermentada antes de entrar na Tenda do Encontro, senão vocês morrerão. É um decreto perpétuo para as suas gerações. C
2.       Vocês têm que fazer separação entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro, e ensinar aos israelitas todos os decretos que o Senhor lhes deu por meio de Moisés".
3.       Então Moisés disse a Arão e aos seus filhos que ficaram vivos, Eleazar e Itamar: "Peguem a oferta de cereal que sobrou das ofertas dedicadas ao Senhor, preparadas no fogo, e comam-na sem fermento junto ao altar, pois é santíssima.
Comam-na em lugar sagrado, porquanto é a porção que lhes cabe por decreto, a você e a seus filhos, das ofertas dedicadas ao Senhor, preparadas no fogo; pois assim me foi ordenado. O peito ritualmente movido e a coxa ofertada, você, seus filhos e suas filhas poderão comer num lugar cerimonialmente puro; foi dado a você e a seus filhos como porção das ofertas de comunhão dos israelitas. A coxa ofertada e o peito ritualmente movido devem ser trazidos junto com as porções de gordura das ofertas preparadas no fogo, para serem movidos perante o Senhor como gesto ritual de apresentação. Esta será a porção por decreto perpétuo para você e seus descendentes, conforme o Senhor tinha ordenado".
4.       Quando Moisés procurou por toda parte o bode da oferta pelo pecado e soube que já fora queimado, irou-se contra Eleazar e Itamar, os filhos de Arão que ficaram vivos, e perguntou:
"Por que vocês não comeram a carne da oferta pelo pecado no Lugar Santo? É santíssima; foi-lhes dada para retirar a culpa da comunidade e fazer propiciação por ela perante o Senhor. Como o sangue do animal não foi levado para dentro do Lugar Santo, vocês deviam tê-lo comido no Lugar Santo, conforme ordenei".
5.       Arão respondeu a Moisés: "Hoje eles ofereceram o seu sacrifício pelo pecado e o seu holocausto perante o Senhor; mesmo assim coisas como essas aconteceram comigo.
6.       Será que teria agradado ao Senhor se eu tivesse comido a oferta pelo pecado hoje? "
Quando Moisés ouviu isso, ficou satisfeito. D
Observações e Notas:
A – O texto não registra a natureza do pecado de Nadabe e Abiú. Os comentaristas têm algumas sugestões: o incenso não foi feito de acordo com as instruções de Moisés (Ex30.34-38); o fogo não era proveniente do fogo que estava queimando no altar (16.12); a oferta foi feita no momento errado (Ex 30.7,8); os infratores usaram incensários inadequados (os deles mesmos); Nadabe e Abiú assumiram uma função devida exclusivamente ao sumo sacerdote; ou eles estavam sob influência alcoólica (cf. 8-11). E impossível falar com certeza sobre este aspecto. O ponto essencial é que os dois sacerdotes exerceram funções sacerdotais de maneira oposta às ordens do Senhor. Moisés deixou claro que o Senhor deve ser santificado naqueles que se aproximam dele, a fim de que Ele seja glorificado diante de todo o povo. Esta é uma ilustração de que, no Antigo Testa mento, a obediência era muito mais importante do que o sacrifício (1 Sm 15.22).
B – O povo teve permissão para lamentar esta tragédia, mas Arão e seus dois filhos restantes foram proibidos de demonstrar seu luto (Ex. Descobrir a cabeça, soltar os cabelos ou rasgar as roupas), eles não podiam aparentar questionamento ou lamentação por causa do julgamento de Deus, visto que o serviço de Deus não podia ser detido por questões pessoais.
C - A Proibição de Bebida forte para os sacerdotes antes de servirem no tabernáculo indica a seriedade do papel sacerdotal, essa regra é aplicável até hoje, pois nos como cristãos precisamos de habilidade para pensar com lucidez acerca do que é santo e do que não é. E é estatisticamente certo que o álcool diminui a capacidade raciocinar trazendo uma serie de danos físicos e espirituais para a pessoa.
D – Moises falou com Arão acerca das porções das ofertas que pertenciam aos saceredotes para consumo próprio. (Ex. Da oferta de manjares, os sacerdotes e suas famílias comeriam o peito da oferta do movimento e da oferta alçada o ombro) Os sacerdotes deveriam no lugar santo a oferta pelo pecado oferecida a favor do povo. Para que levassem a iniquidade da congregação. Arão, por causa das tristes ocorrências daquele dia, não se sentiu digno de comer a oferta e queimou-a completamente no altar. Moises o repreendeu severamente por isso, mas se satisfez com as explicações de Arão.

Bibliografia:
Comentário Bíblico Beacon Volume 1


O que vocês acharam da reorganização do capitulo que montei? Deixe seu comentário!
Se você não entendeu alguma coisa deixe sua pergunta aqui em baixo que vou tentar responder e se você tiver algo para acrescentar sobre esse capitulo deixe sua contribuição nos comentários.
Inscreva-se no Blog para receber todos artigos em Primeira Mão!

Big Beijos da
Faminta
Pela Palavra de Deus
Joyce Ysla

Nenhum comentário:

Postar um comentário