Estou mega animada com o Post de hoje...
Amei estudar esse capitulo, e preciso confessar que estou muito admirada com a riqueza de simbolismos da consagração Sacerdotal.
Espero que seja enriquecedor para você a leitura deste capitulo assim como foi para mim... Neste capitulo vamos falar também dos Ministros do culto Levítico.
Prepare-se e vem comigo mergulhar profundo em Levítico Capitulo 8:
A Consagração dos
Sacerdotes
Conforme ordenado por Deus,
Moises reuniu toda a comunidade à entrada da Tenda do Encontro, para fazer a
ordenação sobre Arão e seus filhos.
Estando Arão e seus filhos à
frente e mandou-os banhar-se com água;
pôs a túnica em Arão, colocou-lhe o cinto e o manto, e pôs sobre ele o colete sacerdotal; depois prendeu o manto sacerdotal com o cinturão; colocou também o peitoral, e nele pôs o Urim e o Tumim; e colocou o turbante na cabeça de Arão com a lâmina de ouro, isto é, a coroa sagrada, na frente do turbante. A
pôs a túnica em Arão, colocou-lhe o cinto e o manto, e pôs sobre ele o colete sacerdotal; depois prendeu o manto sacerdotal com o cinturão; colocou também o peitoral, e nele pôs o Urim e o Tumim; e colocou o turbante na cabeça de Arão com a lâmina de ouro, isto é, a coroa sagrada, na frente do turbante. A
Depois Moisés pegou o óleo da unção e ungiu o tabernáculo e tudo o que nele havia, e assim os consagrou. Aspergiu sete vezes o óleo sobre o altar, ungindo o altar e todos os seus utensílios e a bacia com o seu suporte, para consagrá-los. Derramou o óleo da unção sobre a cabeça de Arão para ungi-lo e consagrá-lo. Trouxe então os filhos de Arão à frente, vestiu-os com suas túnicas e cintos, e colocou-lhes gorros. B
Vou compartilhar com vocês a arvore genealogia até chegar a Família de Arão, para entendermos porque essa tribo foi escolhida, fiz uma tabelinha bem completa, usei ela em branco para preencher em sala de aula. Se você quiser o modelo em branco, é só me solicitar por e-mail.
Os três Sacrifícios:
- Em seguida trouxe o novilho para a oferta pelo pecado, e Arão e seus filhos puseram-lhe as mãos sobre a cabeça. Moisés sacrificou o novilho, e com o dedo pôs um pouco do sangue em todas as pontas do altar para purificá-lo. Derramou o restante do sangue na base do altar e assim o consagrou para fazer propiciação por ele. Moisés pegou também toda a gordura que cobre as vísceras, o lóbulo do fígado e os dois rins com a gordura que os cobre, e os queimou no altar. Mas o novilho com o seu couro, a sua carne e o seu excremento, ele os queimou fora do acampamento, conforme o Senhor lhe havia ordenado.
- Mandou trazer então o carneiro para o holocausto, e Arão e seus filhos puseram as mãos sobre a cabeça do carneiro. A seguir Moisés sacrificou o carneiro e derramou o sangue nos lados do altar. Depois, cortou o carneiro em pedaços; queimou a cabeça, os pedaços e a gordura. Lavou as vísceras e as pernas, e queimou o carneiro inteiro sobre o altar, como holocausto, oferta de aroma agradável ao Senhor.
- Depois mandou trazer o outro carneiro, o carneiro
para a oferta de ordenação, e Arão e
seus filhos colocaram as mãos sobre a cabeça do carneiro. Moisés sacrificou
o carneiro e pôs um pouco do sangue na ponta da orelha direita de Arão, no
polegar da sua mão direita e no polegar do seu pé direito. C
Moisés também mandou que os filhos de Arão se aproximassem, e sobre cada um pôs um pouco do sangue na ponta da orelha direita, no polegar da mão direita e no polegar do pé direito; e derramou o restante do sangue nos lados do altar. Apanhou a gordura, a cauda gorda, toda a gordura que cobre as vísceras, o lóbulo do fígado, os dois rins e a gordura que os cobre e a coxa direita. Então, do cesto de pães sem fermento, que estava perante o Senhor, apanhou um pão comum, outro feito com óleo e um pão fino, colocando-os sobre as porções de gordura e sobre a coxa direita. Pôs tudo nas mãos de Arão e de seus filhos e os moveu perante o Senhor como gesto ritual de apresentação. D Depois Moisés pegou de volta das mãos deles e queimou tudo no altar, em cima do holocausto, como uma oferta de ordenação, preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor. Moisés também pegou o peito e a sua própria porção do carneiro da ordenação, e o moveu perante o Senhor como gesto ritual de apresentação, como o Senhor lhe havia ordenado.
Então pegou um
pouco do óleo da unção e um pouco do sangue que estava no altar e os aspergiu
sobre Arão e suas vestes, bem como sobre seus filhos e suas vestes. Assim
consagrou Arão e suas vestes, e seus filhos e suas vestes. E
Moisés então disse a Arão
e a seus filhos: "Cozinhem a carne na entrada da Tenda do Encontro, onde a
deverão comer com o pão do cesto das ofertas de ordenação, conforme me foi
ordenado.
Depois queimem o restante da carne e do pão.
Não saiam da entrada da Tenda do Encontro por sete dias, até que se completem os dias da ordenação de vocês, pois essa cerimônia de ordenação durará sete dias.
Tudo o que foi feito, foi ordenado pelo Senhor para fazer propiciação pelos ordenados, para tanto eles precisavam permanecer dia e noite à entrada da Tenda do Encontro por sete dias e obedecer às exigências do Senhor, para que não morressem. F
Segue abaixo outra tabelinha, sobre algumas descrições dos serviços levíticos, como: ordenação, Vestes, Deveres e Regulamento. Trabalhei esse tema em sala de aula, usando essa tabelinha também, mas como já comentei anteriormente eu levo elas em branco para preencher em aula, usando e discutindo a Bíblia.
Depois queimem o restante da carne e do pão.
Não saiam da entrada da Tenda do Encontro por sete dias, até que se completem os dias da ordenação de vocês, pois essa cerimônia de ordenação durará sete dias.
Tudo o que foi feito, foi ordenado pelo Senhor para fazer propiciação pelos ordenados, para tanto eles precisavam permanecer dia e noite à entrada da Tenda do Encontro por sete dias e obedecer às exigências do Senhor, para que não morressem. F
Segue abaixo outra tabelinha, sobre algumas descrições dos serviços levíticos, como: ordenação, Vestes, Deveres e Regulamento. Trabalhei esse tema em sala de aula, usando essa tabelinha também, mas como já comentei anteriormente eu levo elas em branco para preencher em aula, usando e discutindo a Bíblia.
Observações e Notas:
A – Vemos que a consagração foi feita publicamente, os vestindo com roupas feitas especialmente para eles, sendo assim Arão e seus filhos nunca mais seriam considerados comuns, portanto eles não poderiam apresentar-se sujos ou de qualquer forma perante o povo e perante a presença divina. Urim e o Tumim: Eram 2 pedras chatas em um lado de cada uma das pedras estava escrito Urim (derivado de ’arar, “amaldiçoar”) e no outro lado de cada uma delas estava escrito Tumim (derivado do radical tamam, “ser perfeito”). Deste modo se obteriam resposta afirmativa (Tumim-Tumim), negativa (Urim-Urim) ou indeterminada (Tumim-Urim; Urim-Tumim). Esse método parou de ser usado com Saul e não voltaram a ser utilizado no período pós-exílio.
B - A unção com óleo simboliza o Espirito Santo e o sangue simboliza o sacrifício expiatório, como separação dos sacerdotes para Deus. Moises também ungiu o Tabernáculo e tudo o que nele havia, indicando a separação ao Senhor e a separação cerimonial destes objetos.
C - Simbolizava que o sacerdote tinha que ouvir a palavra de Deus, encher as mãos com o ministério das coisas santas e andar em lugares santos.
A – Vemos que a consagração foi feita publicamente, os vestindo com roupas feitas especialmente para eles, sendo assim Arão e seus filhos nunca mais seriam considerados comuns, portanto eles não poderiam apresentar-se sujos ou de qualquer forma perante o povo e perante a presença divina. Urim e o Tumim: Eram 2 pedras chatas em um lado de cada uma das pedras estava escrito Urim (derivado de ’arar, “amaldiçoar”) e no outro lado de cada uma delas estava escrito Tumim (derivado do radical tamam, “ser perfeito”). Deste modo se obteriam resposta afirmativa (Tumim-Tumim), negativa (Urim-Urim) ou indeterminada (Tumim-Urim; Urim-Tumim). Esse método parou de ser usado com Saul e não voltaram a ser utilizado no período pós-exílio.
B - A unção com óleo simboliza o Espirito Santo e o sangue simboliza o sacrifício expiatório, como separação dos sacerdotes para Deus. Moises também ungiu o Tabernáculo e tudo o que nele havia, indicando a separação ao Senhor e a separação cerimonial destes objetos.
C - Simbolizava que o sacerdote tinha que ouvir a palavra de Deus, encher as mãos com o ministério das coisas santas e andar em lugares santos.
D - As mãos cheias simbolizavam que a
vida do Sacerdote tinha que ser cheia com nada mais que coisas Santas. Ele não
pertencia a si mesmo nem devia se sustentar, tinha que viver a serviço do
Tabernáculo, e ser dedicado exclusivamente a serviço de Deus em favor de
Israel.
E - Ninguém podia
exercer tal Ministério sem a aspersão do sangue sacrificial e a separação para
as coisas Santas.
F – Por 7 dias os
sacerdotes ficavam isolados dos demais israelitas e das atividades comuns para serem dedicados. Neste período não
podiam sair dos arredores do tabernáculo.
Bibliografia:
http://mapasbiblicos.blogspot.com.br/2012/07/vestes-sacerdotais.html
Comentário Bíblico Beacon Volume 1
https://www.escola-ebd.com.br/licao-3-os-ministros-do-culto-levitico/
O que vocês acharam da reorganização do capitulo que montei?
Se você não entendeu alguma coisa deixe sua pergunta aqui em
baixo que vou tentar responder e se você tiver algo para acrescentar sobre esse
capitulo deixe sua contribuição nos comentários.
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