Quem você tem sido? Marta ou Maria?


A leitura esta no livro de Lucas capitula 10 do versículo 38 ao versículo 42.
   E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
   E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus ouvia a sua palavra.
   Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
   E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
   E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
(Bíblia versão Almeida corrigida e revisada)

Quero levá-lo a refletir sobre importância que temos dado as coisas, Deus nos leva a colocar nossa vida numa balança e pensar no valor de sua presença. Devemos nos questionar diariamente a respeito das escolhas simples do dia-dia que às vezes fazemos até mecanicamente, mas que podem fazer a diferença na nossa vida. A mensagem é sobre duas personagens Marta e Maria!

   Nesta historia lemos sobre Jesus chegando a um povoado chamado Betânia, na casa de Marta.
   Pelo que podemos observar nos escritos, Marta era a anfitriã, a dona da casa então toda organização dependia dela, ela e sua irmã Maria estavam organizando tudo para chegada de uma ilustre visita, Jesus. Quando Jesus chega Maria senta-se aos seus pés e fica a degustar sua presença, acredito eu que de tão distraída deve ter imaginado que sua irmã Marta também o estava ouvindo, mas não, Marta era uma trabalhadora por excelência.
   Quero que vocês imaginem comigo aquele momento, Jesus sentado falando, ensinando e seus discípulos e aos presentes, Maria no meio deles apreciando o esperado visitante e Marta no corre-corre...

...porque tudo tinha que estar perfeito, se algo desse errado todos saberiam que a falha fora dela, no meio desta correria algo poderia ter saído planejado, talvez na hora do lava pés faltou água e ela teve que sair correndo pra buscar mais no poço... Quem sabe a comida não estava pronta... Não importa, mas a historia diz que ela estava preocupada e por um momento teve que culpar alguém... Imaginem Marta no meio da correria vendo a sua irmã sentada... de relance, Jesus olha pra ela e a vê passando a mão na testa para disfarçar o suor...(dá para imaginar o que ela pensou: _ Até Jesus esta vendo meu esforço, sozinha não vou dar conta agora eu queimo o filme da Dona Maria!)RS...
Quem sabe não foi nem por maldade, mas na espontaneidade do momento ela deixa-se explodir: “... - O Senhor não se importa que minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho?...”, e como não se bastasse ela ainda continua e dá uma ordem a Jesus dizendo: “... - Mande que ela venha me ajudar...” pobre Marta que coisa mais boba para dizer ao filho de Deus. Por um momento ela se esqueceu que aquele a quem ela servia era mais importante do que seu serviço. Jesus todo amoroso a exorta: “... - Marta, Marta, você está agitada, e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária!...” e para surpresa de Marta ele defende Maria na frente de todos dizendo: “... - Maria escolheu a melhor de todas e está ninguém vai tomar dela...”.
(Bíblia versão do Adolescente Aplicação Pessoal)


   Imagino que ela deve ter ficado envergonhada, mas como podemos ver mais pra frente à amizade deles se fortalece onde é possível ver uma nova Marta. Mas voltando ainda a esta passagem quero destacar Maria. Ela ganhou a atenção de Jesus porque ela sabia que nada se compara a estar aos pés de Cristo, estar na presença de Deus e passar momentos com sua palavra e a deixar fazer morada no seu coração. Nada substitui a sua comunhão com Deus. Você tem trabalhado de segunda a segunda na igreja, mas não tem tido momentos de comunhão com Deus? Lamento decepcioná-lo, mas isso não tem valor, seu trabalho não chama a atenção de Jesus. Não que seu trabalho seja em vão, mas Deus está mais interessado nos adoradores extravagantes.
    Não deixe a correria do dia-a-dia te fazer esquecer que aquele que te criou é muito maior e mais importante que todas as obras. Imprevistos sempre existirão, mas não é necessário explodir cada vez que um deles estragar os seus planos.
   Quero fazer-lhe uma pergunta, convido-o a refletir em sua vida e responder: Quem você tem sido? Marta ou Maria? A diferença entre Marta e Maria é a escolha!Como você tem escolhido viver? Você tem deixado os imprevistos e possíveis ameaças tampar sua visão e te fazer perder o foco? Você tem carregado tanta bagagem na sua vida que isto esta te atrasando... Seu perfeccionismo é tão grande que tem feito você culpar alguém por não alcançar suas metas inatingíveis, sua falta de comunhão é tão grande que se esqueceu como orar e ao invés disso você tem mandado em Deus... os trabalhos são tantos que você tem invertido os valores, seus olhos não tem mais ligação com seu coração.
   Deus esta te convidando a viver em comunhão com ele liberte-se de toda esta bagagem... Valorize Deus!... Valorize sua familia, mais que seu trabalho, Deus quer que você tenha uma vida de comunhão e adoração com ele!
   O que diferencia Maria de Marta foi a boa escolha, ela soube valorizar a presença de Jesus. Qual o valor você tem dado presença de Deus? Você dá o devido valor a ele ou as distrações da vida são tantas que te fazem ser uma Marta?
   Maria aproveitava cada momento com Jesus!
   Marta deixava se levar pelas preocupações do momento e perdia a oportunidade de estar com Cristo.

   Aqueles que têm um encontro com Cristo assim como Maria nunca mais vivem da mesma forma.... ("Assim que se alguém está em Cristo, nova criatura é as coisas velhas já passaram eis que tudo se fez de novo. II Coríntios 5:17”)
  
   Hoje temos algo que aquelas mulheres não tinham a presença do pai sempre disponível, pois um dia Jesus morreu, para que tivéssemos livre acesso a face de Deus, mas nos continuamos a cometer os mesmos erros de Marta todas as vezes que:
  •  Trocamos a leitura da Bíblia, por horas na frente do computador!
  •  Trocamos um momento de oração por horas na frente da televisão!
  •  Trocamos cultos por baladas e festas!
  •  Trocamos hinos por músicas em nosso celular e mp3 que não trazem nenhuma edificação!
  •  Quantas das vezes na igreja Deus esta falando e nos estamos dispersos com conversações ou até mesmo com pensamentos paralelos!
   Você tem sido como Marta ou como Maria? Você tem feito a boa escolha?
   Um dia prestaremos contas a Deus de todas nossas escolhas, e neste dia, espero que suas escolhas não demonstrem o quanto você ignorou o sacrifício de Jesus na cruz!
   Se suas escolhas tem sido as que Deus abomina, assuma e comece a mudar, comece sendo sincero com o pai, pois ele é bom e nos dá infinitas novas chances. (“...Eis que faço novas todas as coisas... Apocalipse 21:5”)
   Aquelas mulheres tiveram a oportunidade de ter Cristo visitando a casa delas, você também convidaria Jesus para entrar na sua casa? Ou ela está tão cheia dos seus problemas que você não terá tempo de recebê-lo? Sua casa é seu coração e Jesus esta batendo na porta mais a chave esta por dentro e só você pode abrir... (“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20”)...esvazie-se de tudo aquilo que não é necessário e abra espaço para Cristo entrar no seu coração e mudar seus dias.

   Jesus esta te despertando a pensar na importância que você tem dado as coisas na sua vida, coloque na balança e pense! Questione-se nas escolhas diárias! Estas escolhas simples... podem fazer toda a diferença na sua vida... Quando você acordar com a cabeça cheia de preocupações como as de Marta, volte-se aos pés de Deus!... Dobre os joelhos e entregue todas as suas ansiosidades nas mãos do Pai ("Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. 1º Pedro 5:7”) e se imprevistos vierem lembre-se (“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22”) de que esta é uma ótima oportunidade de colocar os frutos do espírito em prática!
   Seja um Adorador, que não troca a presença de Deus por nada!
   Que você tenha as mãos de Marta e o coração de Maria

Um comentário:

  1. Joyce é uma benção essa passagem biblica.. qdo eu ouvi o pastor Leandro da poiema pregando..nossa foi trememdo... Continue postando msg assim..Bjaoo

    ResponderExcluir